Primeira certificação brasileira para o setor proporcionará maior qualidade sanitária aos ambientes

A Fundação Vanzolini está lançando a certificação AQUA para empreendimentos hospitalares. "Isso garante a novas construções do setor, maior qualidade sanitária dos ambientes - onde se concentram a proliferação de bactérias e de odores -, além do conforto acústico, olfativo e visual", destaca o professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA na Fundação Vanzolini.

Os benefícios da certificação AQUA para este setor estão baseados em critérios de desempenho avaliados por meio de auditorias presenciais demonstrando que as novas construções serão planejadas, projetadas e construídas de forma a obter condições ótimas de redução dos impactos ambientais e de consumo de água e energia elétrica, fazendo o melhor aproveitamento dos recursos e promovendo conforto e saúde aos usuários. Além da redução do consumo de água e energia, as economias geradas pela certificação virão também da diminuição dos custos de manutenção e limpeza.

Desenvolvida e adaptada à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini, maior certificadora nacional, a certificação AQUA se baseia em 14 critérios de sustentabilidade divididos em quatro fases: eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde. Isso abrange a concepção, o projeto, a construção e a fase de uso dos empreendimentos.

 

14 CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE

GERENCIAR OS IMPACTOS SOBRE O MEIO AMBIENTE

ECO-CONSTRUÇÃO

1. Relação do edifício com seu entorno

2. Escolha integrada de produtos, sistemas, e processos
construtivos
3. Canteiro de obras com baixo impacto

 

ECO-GESTÃO

4. Gestão de energia

5. Gestão de água

6. Gestão de resíduos de uso e operação do edifício

7. Manutenção - Permanência do desempenho ambiental

 

CRIAR UM ESPAÇO SADIO 
E CONFORTÁVEL

CONFORTO

8. Conforto higrotérmico

9. Conforto acústico

10. Conforto visual

11. Conforto olfativo

 

SAÚDE

12. Qualidade sanitária dos ambientes

13. Qualidade sanitária do ar

14. Qualidade sanitária da água

 

Sobre a Fundação Vanzolini

Criada em 1967, as atividades da Fundação Vanzolini estão concentradas nas áreas de Educação Continuada, Certificação, Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação e Projetos. Instituição sem fins lucrativos, idealizada e gerida por professores do Departamento de Engenharia da Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Fundação Vanzolini tem por objetivo desenvolver e difundir atividades de caráter inovador na área de Engenharia da Produção e Administração de Operações, priorizando seus projetos por critérios de relevância econômica e social e pautando sua atuação pelos atributos da excelência acadêmica, profissional e ética.

Membro pleno brasileiro da IQNet (The International Certification Network), que responde por mais de 30% das certificações de sistemas de gestão no mundo, a instituição é membro fundador e tem assento no Board da SBAlliance (Sustainable Building Alliance – www.sballiance.org), aliança mundial de empresas com preocupações ambientais e interessadas em avaliação e certificação de construções sustentáveis, fundada em Paris, em abril de 2008. Mais detalhes no site: www.vanzolini.org.br.

 

blog comments powered by Disqus

Newsletter

Selecione sua área de interesse:

Núcleo de Pesquisa e Estudos Hospital Arquitetura

Tel.: 11 5584-5277
nupeha@hospitalarquitetura.com.br