A solução desenvolvida pela Cyon amplia as atividades de uma clínica e possibilita a inclusão da odontologia em hospitais sem grandes custos. Veja as opções do sistema!

Por Silvana Maria Rosso

 

Ergonômico e confortável tanto para o paciente quanto para o dentista, o consultório desenvolvido pela Cyon - Soluções Odontológicas apresenta o diferencial de ser versátil e permitir o funcionamento de várias especialidades em um mesmo espaço, sem a necessidade de reformas, o que gera economia de recursos e de tempo, uma vez que os equipamentos já vêm montados para a imediata instalação, sem a necessidade de profissionais especializados para tal.

 Até então a odontologia vem atuando como um adendo do setor da saúde e não como parte dele, com consultórios e clínicas especializadas e desconectadas da cadeia da saúde.

 Raramente, a especialidade é encontrada em hospitais e pronto-atendimentos, sendo o motivo principal o custo do equipamento, que deve ser instalado por especialistas, e de se manter a rotatividade do espaço que até então não atendia outras atividades da área da saúde.

 

Composto por maca odontológica, kit de travesseiros e central de trabalho, que pode ser configurada de acordo com a necessidade da clínica ou do hospital, o sistema pode ser colocado com facilidade em um espaço de, no mínimo, 2 x 4 metros, munido com apenas uma tomada. 

O sistema também não exige sala de esterilização, nem cabine para o compressor e a bomba à vácuo. E transforma–se em um consultório médico com apenas a mudança do profissional, uma vez que sua composição é modular e que os procedimentos são realizados em uma maca e não mais em uma cadeira odontológica equipada com aparelhos especiais.

 Versão maca

A evolução da cadeira odontológica é a maca elétrica regulável, com altura mínima de 0,55 metros e máxima de 120 metros, que possibilita a utilização da técnica de lateralidade – onde o paciente fica deitado de lado – com o auxílio dos travesseiros anatômicos reguláveis.

 Aqui o profissional da saúde de outras áreas pode examinar o paciente ou realizar procedimentos como em qualquer outra maca.

 De fácil locomoção para higienização, a maca apresenta espaços livres nas extremidades para encaixe do profissional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em vez de aparelhos conectados à cadeira e que exigem instalações e tubulações, o sistema contém uma central de trabalho simplificada. Elétrico e móvel, o modelo Freedom vem com reservatório de seis litros, rotação tríplice, alta e baixa e todos os módulos necessários para o funcionamento do consultório.

Durante o atendimento de outra especialidade, caso haja necessidade de espaço, a central é simplesmente afastada da área, graças a seus rodízios.

O sistema pode vir acompanhado de iluminação halógena, três LEDs, fotoforo de cabeça ou fotoforo de óculos.

Para consultórios pré-existentes que já são equipados e que irão migrar para a técnica de lateralidade, a Cyon dispõe de uma central de trabalho onde os equipamentos e instalações convencionais são simplesmente acoplados.

Esta versão vem com quatro ou cinco pontas, tríplice, alta e baixa rotação, sugador e compressor e também amplia as especialidades da clínica por ser móvel.

 Modelo de transição

Para quem ainda não se adaptou totalmente com a técnica da lateralidade, a Cyon disponibiliza a cadeira com encosto e perneira que também é equipada com kit de travesseiros e central de trabalho, encontrada nos dois modelos citados acima.

Este modelo é elétrico, possui rodízios e pedal automatizado e funciona como uma cadeira tradicional ou como uma maca, apresentando anatomia adequada para aplicação da técnica de lateralidade.

Em ambas versões, o kit multimídia é um opcional que pode ser adquirido separadamente.

 

Modelo portátil

Esta é uma possibilidade para atendimento home care, pronto-socorro e projetos sociais.

Nesta alternativa, a maca é dobrável e portátil, acompanha os travesseiros para a técnica de lateralidade e a central com quatro pontas vem com alta rotação, necessitando apenas de uma tomada.

Aqui a iluminação pode ser por fotoforo de cabeça ou no óculos.

 

 

 

blog comments powered by Disqus

Newsletter

Selecione sua área de interesse:

Núcleo de Pesquisa e Estudos Hospital Arquitetura

Tel.: 11 5584-5277
nupeha@hospitalarquitetura.com.br