Editorial

Por que fizemos um portal sobre arquitetura de hospitais?

Na atualidade, metade de todos os seres humanos vive em centros urbanos. Desta metade, a quarta parte vive em cidades com mais de um milhão de habitantes.

Neste contexto, o hospital ocupa papel chave como elemento da estrutura urbana, transformando-se num componente fundamental da sociedade contemporânea.

A Arquitetura é responsável por estabelecer uma relação simbiótica do hospital com a cidade, mas é sobre os pacientes, profissionais de saúde e demais pessoas que vivenciam seu dia-a-dia que ela produz seus efeitos diretos.

Ela representa, de modo geral, a ligação do edifício com a cultura que o produz. Conceber espaços de saúde capazes de atender as transformações deste novo milênio requer uma integração cada vez maior entre saúde e arquitetura.

 

Leia mais:Por que fizemos um portal sobre arquitetura de hospitais?

Mudanças na natureza da medicina implicam em alterações na infraestrutura de saúde

A natureza da medicina está em mudança e com ela a natureza da infra-estrutura de saúde também se modifica.

Há quem diga que a oferta de banda larga preocupara tanto quanto a oferta de sangue?

Imaginemos daqui a algum  tempo um hospital  se preparando para acomodar um paciente que será operado por um cirurgião que se encontra a milhas de distância manipulando braços cirúrgicos por telecomunicação.
Sonho de futurista? Não, realidade atual!

No ritmo em que as coisas caminham não é mais correto fazer uso de fórmulas pré-concebidas no planejamento de espaços de saúde, pois muita coisa está em transformação.

Leia mais:Mudanças na natureza da medicina implicam em alterações na infraestrutura de saúde

Newsletter

Selecione sua área de interesse:

Núcleo de Pesquisa e Estudos Hospital Arquitetura

Tel.: 11 5584-5277
nupeha@hospitalarquitetura.com.br