Marcos CardoneNa atualidade, metade de todos os seres humanos vive em centros urbanos. Desta metade, a quarta parte vive em cidades com mais de um milhão de habitantes.

Neste contexto, o hospital ocupa papel chave como elemento da estrutura urbana, transformando-se num componente fundamental da sociedade contemporânea.

A Arquitetura é responsável por estabelecer uma relação simbiótica do hospital com a cidade, mas é sobre os pacientes, profissionais de saúde e demais pessoas que vivenciam seu dia-a-dia que ela produz seus efeitos diretos.

Ela representa, de modo geral, a ligação do edifício com a cultura que o produz. Conceber espaços de saúde capazes de atender as transformações deste novo milênio requer uma integração cada vez maior entre saúde e arquitetura.

Arquitetura define a forma como um hospital funciona, redefine seus programas, repensa sua logística e introduz relevantes conhecimentos de outras tipologias de edifícios, desenhando estratégias para atualizar e reintegrar o hospital no seu contexto social e urbano, assim como concilia a mais alta especialização médica e o respeito pela integridade individual.

A permanente evolução científica, novas tecnologias e novos equipamentos médicos estimulam cada vez mais a discussão sobre os modelos e matrizes utilizados para projetar edifícios de saúde.

O lançamento em 2008 do Portal Hospital Arquitetura é comemorativo dos 15 anos de atividades ininterruptas da Cabe Arquitetura no setor de saúde. Com ele, pretende-se romper a barreira que isola a arquitetura dos demais temas do setor de saúde, representando um novo impulso para alcançarmos no projeto do edifício o patamar da qualidade médica dos hospitais.

Marcos Cardone
Arquiteto Superintendente da Cabe Arquitetos

Newsletter

Selecione sua área de interesse:

Núcleo de Pesquisa e Estudos Hospital Arquitetura

Tel.: 11 5584-5277
nupeha@hospitalarquitetura.com.br